************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

domingo, 24 de outubro de 2010

bolaria

                                  BROAS DOS SANTOS
Aqui temos mais uma receita recolhida pela Srª. Dª. Ana Margarida Frazão a idosos de Malhou e publicada no Jornal O Alviela de 8 de Dezembro de 1993.
Agora que estamos a chegar ao dia de Todos os Santos em que nos vêm pedir o Pão por Deus, nada melhor que as BROAS dos SANTOS para dar às crianças que nos batem à porta.
A receita para 15 dúzias:
2 kg de farinha de trigo, 1 kg de farinha de milho, meio litro de azeite, 1,5kg de açúcar, meio cálice de aguardente, 100g de erva doce, 50g de canela, 6 ovos, fermento inglês q.b.  1 colher de bicarbonato, sal q.b., raspa de 2 limões.
Juntam-se as duas farinhas. Põe-se o azeite a ferver e escalda-se a farinha. Junta-se o açúcar, mistura-se tudo bem e, finalmente, acrescenta-se o resto dos ingredientes. Amassa-se tudo com água de limão e canela.
Deixa-se a massa levedar durante algumas horas e, por fim, tendem-se as broas e barram-se com gema de ovo. Vão ao forno a cozer.

1 comentário:

  1. E depois, vão fazer caminhadas para combater os altos teores de calorias acumulados das guloseimas!

    ResponderEliminar