************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PASSEIOS CULTURAIS

MUSEU DA ELECTRICIDADE E OCEANÁRIO DE LISBOA
Uma parceria da ARPICA, do seu Núcleo de Bugalhos - CSB5 - e AIJIL, com o apoio do Município, proporcionaram hoje aos seus associados uma visita didáctica ao Museu da Electricidade e ao Oceanário de Lisboa.
Foi importante conhecer a fábrica em si e o seu funcionamento arcaico mas muito importante, também, foi saber as condições de trabalho, desumanas, dos seus operários sob um calor de 40 graus ou dos descarregadores de carvão, com talêgos de 40 e 50k à cabeça durante todo o dia, na primeira metade do século passado.
No Oceanário, outra lição, embora diferente: De como é fundamental para as futuras gerações a prevenção e a defesa de muitas espécies em vias de extinção
pela forma como se tem vindo a dizimar o pescado.
Apreciar, ao vivo, a vida de milhares de espécies de peixes, de tamanhos e pesos diferentes que vão de algumas gramas a toneladas, convivendo mutuamente, foi magnífico.
"A missão do Oceanário é a de promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o dever da conservação do património natural, através da alteração dos seus comportamentos."
Julgamos que estes cidadãos que hoje visitaram o Oceanário ficaram sensibilizados para esta problemática.  

Sem comentários:

Enviar um comentário