************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

HISTÓRIA

                                                                                       DIA DE CAMÕES

Hoje, feriado nacional, Dia de Camões e das Comunidades, faz 430 anos que o nosso Luis Vaz de Camões faleceu, pobre, em Lisboa, numa casa humilde da calçada de Santana.
Terá nascido em 1525 em Louriceira, na quinta do Alviela? Tudo indica que sim. Desde o passar de palavra de geração em geração até documentos históricos das visitas à casa senhorial de D. Gonçalo Coutinho em Vaqueiros e à descrição de que tinha uma namorada em Pernes, passando pelas idas constantes à vila de Constância, ou de que sua mãe, Ana Sá de Macedo,  viveu nesta região - como afirma José Hermano Saraiva. Não exitem provas , é certo, que nos permitam afirmar de que Camões aqui nasceu. Mas também não há nada que contradiga a nossa versão.
Acresce que é dado como certo - versão de Saraiva - de que o poeta é filho bastardo de Simão Vaz, cavaleiro da Côrte, vivendo no Porto, desligado de sua mãe,  que por aqui vivia.
Por tudo isto... chamemos-lhe NOSSO CONTERRÂNEO! e aguardemos que nos provem o contrário!...
... e, já agora, nos informem de onde era a jovem a quem Camões dedicou: "Descalça vai para a fonte/ Leanor pela verdura/ vai fermosa e não segura.

1 comentário:

  1. De norte a sul deste país, "à beira mar plantado", o GRANDE CAMÕES nasceu em muitos locais!... nasceu em aldeias... vilas e cidades... e ninguém sabe onde foi no concreto!.. e se alguém vier defender que nasceu em Castela?!!... como será a discussão?!....

    ResponderEliminar