************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

domingo, 27 de junho de 2010

NOSSA TERRA NOSSA GENTE


                                                        À VOLTA DO LAGAR


O largo do lagar, onde se amontoavam centenas de sacos de azeitona, era iluminado por uma potente lâmpada cercada de mosquitos bailando com borboletas. Ali se juntavam, à noitinha, os homens e os rapazes por ser o único local da Louriceira que dispunha de luz, graças ao potente motor a vapor que fazia mover toda a geringonça do lagar.
Os homens continuavam a discutir a guerra da Alemanha ou o futebol, à volta do Benfica e do Sporting. O rapazio, em gritaria, jogava ao rabo de porco. Lá dentro, os mais idosos, juntavam-se em redor da fornalha, aquecendo-se e torrando bolotas que comiam com figos secos, ao mesmo tempo que se entretinham a ver rodar as potentes mós que esmagavam as azeitonas e os lagareiros, atarefados, enchendo as ceiras de massa para na prensa serem espremidas, separando o bagaço, a albufeira e o azeite.
Na noite escura luziam estrelas por entre grossas nuvens negras e um dos lagareiros percorrias as ruas esburacadas, com pedras e estrumeiras, de funil largo na boca, apregoando o nome dos donos das moeduras que tinham acabado de ser feitas.
Findo o serão, assim passado em volta do lagar, os homens regressavam a casa onde as mulheres os aguardavam, entretidas na escolha das azeitonas que, depois de separadas da rama, eram seleccionadas para a conserva.