************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

nossa terra nossa gente

                                  " DEITAR OS ENTRUDOS "
                                              NOS ANOS 40
Parece que a alegria dos jovens de hoje está longe da dos velhos tempos em que coisas simples nos inundavam de alegria.
Ti António Francisco era uma figura respeitada, sempre de ar muito sério, dizia coisas a brincar, sempre com muita piada. Era ele que "deitava os entrudos"nas 2ªs feiras de Carnaval, que consistiam na ida à porta de cada indivíduo que tivesse cometido uma gafe, uma atitude anedótica ou farsa involuntária durante os últimos 365 dias. Pegava num funil largo, tipo altifalante, levando atrás de si uma multidão de jovens munidos de tampas de panelas, caldeiros e penicos, qual orquestra afinada. Chegados à porta do incauto, ti António Francisco ordenava: Berra a música rapaziada! e a orquestra não abrandava enquanto o destinatário não chegasse à porta ou à janela para ouvir a rabecada: "Com que então, levantaste-te cedo, ainda noite, para ordenhares a cabra e só depois de muito espremeres, sem pinga de leite, reparaste estar na presença do burricalho! Tens direito a uma gaitada! Berra a música rapaziada"! E lá voltava a orquestra, desta vez em honra do agraciado.
O cortejo seguia depois até à porta de outro e mais outro que tinham tido deslizes, até se esgotar a noite que dava lugar ao grande dia de Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário