************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

curtos circuitos

       DE AUTOMÓVEL:
GRUTAS/PORTO DE MÓS/FÁTIMA/ALCANENA
Chegados às Grutas de Santo António, ainda cedo e, como já conhecíamos a sua beleza, limitámo-nos a adquirir no bazar uma recordação. Subimos ao miradouro entre grutas e desfrutámos de uma paisagem de sonho: Mira de Aire e o polje que a separa de Minde. Visitámos as Grutas de Alvados, belas mas mais artificiais que as anteriores. Descemos à povoação, limpinha, de casas brancas e baixinhas, é uma aldeia quase perfeita. Partimos até Porto de Mós onde nos esperava o bonito Castelo de D. Fuas Roupinho (que o nosso Camões imortalizou) que, ao contrário de muitos outros, está quase todo recuperado, com espaços para exposições e outros eventos, quase permanentes. E, curioso... as entradas são grátis!... Dele se avista uma paisagem ímpar.                               
Subimos a serra até Fátima onde, para além do seu património religioso e artístico, como o Museu da Cera, também o gastronómico tem feito sucesso na qualidade/preço.
Descemos a Mira de Aire e comparámos as suas grutas com as  vizinhas: São de uma profundidade incrível, numa escadaria enorme, quase natural. Bonitas mas com menos estalatites e estalamites do as  já mencionadas. São concorrentes às 7 Maravilhas de Portugal. 
De regresso, passámos em Minde. (Porquê tantos semáforos?) E  por Alcanena à hora de ponta onde o trânsito não escôa por causa daquele enforcamento à saída da rua 25 de Abril. (até quando?). Outro martírio é a estrada para a Louriceira, com curvas a necessitarem de correcção, onde os acidentes são quase diários. Mas chegámos bem com o nosso velhinho Skoda a marcar 130 kms                      

Sem comentários:

Enviar um comentário