************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CURTOS CIRCUITOS

                                               ILUSÃO DE ÓPTICA
O nosso amigo Horácio ofereceu-nos uma viagem à Madeira e, numa incursão por uma das milhentas e incríveis montanhas onde as levadas de água cristalina são mais espectaculares, o Horácio, contemplando uma delas, gritou de pasmo e alegria: "Olhem para isto! como a água corre para cima! nunca tinha visto a água a subir!" . E teimou, teimou, quis apostar que a água subia na montanha. E para nos convencer do fenómeno foi colocar uma folha de árvore na levada, gritando: "Estão a ver? estão a ver que tenho razão?". Mas nós víamos a água descendo junto à estrada. E ele, que não! que a água subia! Foi então que nos demos conta da ilusão de óptica do Horácio, face à inclinação do serpenteado da encosta.
Esta faceta fez-nos recordar outra em que fomos acompanhar outro amigo que nunca tinha ido a Lisboa e fez questão de nos oferecer um almoço em Cacilhas. Ao passarmos na Praça do Comércio, indagou como se chamava o local. "É o Terreiro do Paço", respondemos. Ele parou, indignado: " Porque é que me trazes para aqui? Eu não sou desses!" E lá tive de explicar que para ir a Cacilhas teríamos de ali passar. "Tá bem! mas não digas a ninguém da Louriceira  que viemos ao Terreiro do Paço. O que haveriam de pensar?".
O Ti António Francisco infelizmente já não se encontra entre os vivos para deitar os " entrudos", se não, lá tinha o Horácio de ouvir uma "gaitada." "berra a música rapaziada".















Sem comentários:

Enviar um comentário