************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

LENDAS

S. VICENTE

S. Vicente é o santo querido dos louriceirenses. Já teve uma ermida em sua honra na rua da Ermida, com o seu nome e dali foi levado por desconhecidos, numa noite do século IXX, para a igreja de Malhou. Anos mais tarde viria a ser resgatado por uma valente mulher da nossa terra (Maria Minderica?) que, enganando o páraco da igreja do Malhou pedindo-lhe a chave para a limpeza,  o trouxe de volta, numa noite fria e chuvosa, à sua ermida.
Conta a lenda que este santo nasceu na cidade espanhola de Valência e que a pregar naquela terra sofreu suplício até à morte. 
Os cristãos valencianos quiseram salvar o seu corpo transportando-o por mar até ao promontório algarvio, que mais tarde veio a chamar-se Cabo de S. Vicente, onde o comandante da embarcação mandou construir uma ermida depositando nela os restos mortais do santo.
Muitos anos depois, D. Afonso Henriques mandou transladar S. Vicente para Lisboa numa nau e, em todo o percurso, os corvos quiseram acompanhar o santo nos mastros da embarcação.

Sem comentários:

Enviar um comentário