************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CRENDICES

                                                                     
"QUEBRANTO"

Quando uma pessoa tem fortes dores de cabeça, boceja frequentemente ou uma moleza interior, atribui-se, por alguma gente da Louriceira - e não só - que se trata de "mau olhado" ou "inveja" e se está na presença de "quebranto."
A senhora Belmira, já falecida há muitos anos, deixou para outras a sua ladaínha. Depois de colocar, na frente do paciente, um prato com água, onde se deitam três pingos de azeite, enceta-se a oração:
Fulano (cita o nome do doente) tem quebranto. "Dois lho deram, dois lho tiraram: Pai e Espírito Santo". seguidamente reza-se um Padre Nosso e uma Avé-Maria repetindo a ladaínha nove vezes. Depois: "Em louvor do Santíssimo Sacramento o mal vá para fora e o bem para dentro. Que todo o mal vá para o fundo do mar e o bem venha para casa de (cita o nome do paciente) Os anjos do céu digam comigo: amen, amen, amen."
Tôda a oração era repetida durante nove dias seguidos ao que se se seguia a cura do doente, ao mesmo tempo que as três gotas de azeite se iriam espalhando no prato com água.
... e ainda há por aí umas curiosas que continuam esta prática...
"um homem desinformado
é um homem subjugado."


                                                                                                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário