************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SOCIEDADE

25 de ABRIL

No próximo domingo celebraremos o DIA DA LIBERDADE.
Nessa madrugada de há 36 anos atrás partiu de Santarém uma coluna militar, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, com chaimites e outros carros de combate apodrecidos. Alguns deles ficaram pelo caminho, o que fez temer o êxito da Revolução.
Chegados ao Terreiro do Paço depararam-se com uma defesa ainda mais podre, tal como o agonizado regime fascista que mantinha nas suas prisões milhares de patriotas que não concordavam com aquela ditadura.
Poucas foram as unidades militares que ofereceram resistência, até porque a sua intervenção seria impossível, dada a envolvência de muitos milhares de pessoas - entre as quais eu me incluía - que protegiam as forças progressistas do Movimento das Forças Armadas.
O regime fascista tinha caído, em poucas horas, sem perda de sangue, apesar do intenteso bombardeamento do quartel da GNR, no largo do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano.
Durante alguns anos o povo acreditou que a Democracia lhe daria melhores dias mas hoje a diferença é pouco mais do que poder opinar. Esta minha opinião, hoje livre, não poderia ser transmitida. Mas o povo sofre na pele o desemprego, o emprego precário, o emprego sem futuro, o fosso cada vez maior entre pobres e ricos, a corrupção, enfim...vários males maiores que são motivos de descrença nesta outra Sociedade.
Mesmo assim: VIVA O 25 DE ABRIL, SEMPRE!!!

                                                                               José da Luz Saramago

Sem comentários:

Enviar um comentário