************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

HISTÓRIA

                                                                          LOURICEIRA ANTIGA

Muito sumàriamente, diremos que a Louriceira é uma aldeia muito antiga. Talvez com mais de 4 ou 5mil anos de existência, pois se sabe que existiu no Cabeço das Figueirinhas uma fundição de bronze que laborou entre 2 a 5 mil anos antes de Cristo, o que provará a existência de uma comunidade.

Depois há indícios de que a primeira capela da nossa igreja matriz terá sido construída em 1151, dado encontrar-se uma pedra, com a inscrição daquela data, na torre sineira. Diz-se que foi mandada construir por D. Afonso Henriques em agradecimento ao povo pela ajuda prestada na preparação que aqui terá sido feita para o assalto ao castelo de Santarém.

Também há quem afirme que viveu na Quinta de Alviela o nosso poeta maior, Luis de Camões.

Depois, há indícios da destruição e saque de muitas habitações por parte das tropas de Bonaparte, que aqui estiveram aquarteladas aquando das Invasões francesas, o que terá afugentado grande parte da população para outras paragens.
O certo é que se julga que os invasores terão, também destruído, ou levado para parte incerta, documentação que hoje nos falta para provar, talvez, o que acima escrevemos.

Com maior rigor, já podemos afirmar que a Louriceira teve um maior desenvolvimento a partir de 1870 por se ter instalado aqui um grande estaleiro para as obras da conduta de água para Lisboa. Ainda hoje se pode admirar um património arquitectónico valioso de aquedutos dos quais se salienta a arcada do Vale que constitue um dos ex-libris da nossa terra.

Em 1830 foi instaurada, pelo decreto lei nº 25, a Junta de Paróquia que só em 1896 passa a ser presidida por um regedor.

Brevemente falaremos da Louriceira do século passado.
                                                                                                                                                jls

Sem comentários:

Enviar um comentário