************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

POESIA

                   POEMAS DA LUTA


                         "MALTÊS"


Em Cerromaior nasci.
Depois, quando as forças deram para andar, desci ao largo.
Depois, tomei os caminhos que havia
e mais outros que depois desses eu sabia.


E tanto já me afastei dos caminhos que fizeram,
que de vós todos perdido
                                          vou descobrindo esses outros caminhos que só eu sei.
                                          
                                          Veio a Guarda com a lei no cano das carabinas.

                                          Cercaram-me num "montado";
                                          puseram joelho em terra;
                                          gritaram que me rendesse
                                          à lei dos caminhos feitos.
                                          Mas eu olhei-os de longe, / tão distante e tão de longe,
                                          o rosto apenas virado, / que só vi em meu redor
                                          dez pobres ajoelhados / perante mim, seu senhor.

                                          Gente chegou às janelas, / saíram homens à rua:
                                          - as mães chamaram os filhos, / bateram portas fechadas!
                                         E eu, o desconhecido, o vagabundo rasgado,
                                          entrei no largo da vila entre dez guardas armados;
                                          mais temido e mais amado que o deus a que todos rezam.

                                          (...) E vendo que eu lhes fugia / assim de altiva maneira à sua lei decorada,
                                          lá, longe do sol e da vida, / no fundo duma cadeia,
                                          cheios de raiva me bateram.

                                          Inanimado, / tombei por fim a um canto.
                                          E enquanto eles redobravam / sobre o meu corpo tombado,
                                          adormecido
                                          eu descansava / de tão longa caminhada!...
Manuel da Fonseca                  
                                          

  

                                          

Sem comentários:

Enviar um comentário