************************************************

- NOTÍCIAS, COMENTÁRIOS, HISTÓRIA e ESTÓRIAS DA ALDEIA-

************************************************

Coordenação de José da Luz Saramago
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos os conterrâneos, em especial para os que vivem e labutam fora do seu torrão natal.

sábado, 30 de outubro de 2010

NOSSA TERRA NOSSA GENTE



                                          A ADIAFA


Todos os Outonos o Sr. João da Guilhermina contratava um rancho de homens, mulheres e crianças para a apanha da azeitona.
Um barracão enorme servia de dormitório e de cozinha àquela gente alegre vinda do lado de lá das serras (talvez por isso, os louriceirenses lhes chamassem de serranhos), gente indiferente à chuva e ao frio,trabalhadores incansáveis e, sobretudo, humildes, apontados como exemplo, pelo patrão, aos outros da aldeia.
à noite , havia sempre um bailarico ao som de uma concertina nas mãos de um serranho, à luz de um gasómetro. Os da terra juntavam-se-lhes e dançavam, também.
As tabernas e as lojas, depois do solposto, eram animadas com a algazarra dos forasteiros. Aquela gente emprestava à Louriceira um movimento desusado e alegre.
Terminada a safra, o rancho despedia-se do patrão e dos habitantes da aldeia, percorrendo as ruas, empunhando um mastro muito bem ornamentado com verduras, bandeiras de papel colorido e muitas bogigangas e encimado por um ramo de oliveira com azeitonas. Cantavam canções da sua região, lançavam foguetes, dançavam aqui e ali:
Eu hei-de ir, eu hei-de ir
eu hei-de ir não sei pra onde
Eu hei-de ir pra trás da serra
Por onde o Sol se esconde.
à noitinha, a última noite, era servido um jantar do porco que o patrão tinha oferecido. O vinho era a jorros, a alegria estampada nos rostos. A noite era curta e o sono profundo. Precisavam abalar cedo. No próximo ano estariam de volta.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AMBIENTE

                    GRUPO DE CIDADÃOS - CHEGA DE MAUS CHEIROS EM ALCANENA
 Esta nóvel Associação convocou para ontem a população a estar presente na sessão de esclarecimento que a Direcção da AUSTRA promoveu nas suas instalações.
O povo esteve em massa a assistir e a protestar contra os maus cheiros que ultimamente se têm feito sentir e alguns acusaram aquela Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamentos de receber detritos de suiniculturas de outras regiões.
Os ânimos exaltaram-se e a reunião foi inconclusiva. Entretanto o Grupo de Cidadãos - Chega de Maus Cheiros prometeu novas formas de luta.

breves

                               INTERNETE
O estudo Bareme Internet contabilizou no continente português 4,7 milhões de utilizadores de internete. Um número que cresceu 10 vezes nos últimos 14 anos.


                               CORRUPÇÃO
Portugal passou de 23º para o 35º lugar, atrás de países como os Barbados, qatar ou a Estónia, informou ontem o Diário de Notícias onde Maria José Morgado disse " A corrupção tornou-nos num país mais pobre."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

colaboradores


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SAÚDE

                            PORQUE ACABARAM AS AULAS DE HIDROTERAPIA?






Reproduzimos um texto do Jornal "O MIRANTE".
Com a devida vénia.

ambiente

Adicionar legenda
Milhares deste exemplar foram distribuídos no nosso concelho.
Temos vindo a alertar para os maus cheiros que se fazem sentir em Alcanena, na Louriceira e em outras aldeias ribeirinhas. Sofremos algumas críticas mas este folheto vem dar-nos razão. Pena é que os seus promotores não dêem a cara, identificando-se, ao menos com um abaixo assinado.
Lá estaremos! É um dever!
Apelamos a que ninguém falte!


A LUTA É DE TODOS !!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

agricultura

                        EM DEFESA DO OLIVAL VELHO
 É um completo embuste e uma mentira de mau gosto dizer que o olival velho e tradicional não é rentável e que por isso só resta uma solução - abandoná-lo.
As coisas não são bem assim... Podemos perguntar é o que se quer esconder por detrás dessa afirmação.
Sabemos que desde tempos remotos, mil quilos desta azeitona produzem, em média,240 litros de bom azeite, podendo chegar aos 300 litros. Ou seja: sensivelmente o dobro do que produzem os mesmos mil quilos que as castas produzidas pelo olival novo. Também podemos perguntar aos "entendidos" quantos litros de água subterrânea bebe no verão o olival novo.
Que não se julguem donos da verdade esses mangas de alpaca quando declaram a falência do olival velho.
Não tenho nada contra essas oliveirinhas mas não aceito que me queiram meter os dedos nos olhos.
                                   
                                 Francisco Grilo Batista  in Alentejo Popular

SAÚDE


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NOSSA TERRA NOSSA GENTE

                                    PREGÕES
Do Espinheiro vinha o "Pistola" soprando na corneta e cantando: "Sardinhas e carapaus!..."
O Cruz, de Pernes, na sua carroça, gritava: "Quem tem ovos e galinhas pra vender?..."
Os pregões multiplicavam-se: "Ferro velho, cera ou lã","Ourives à porta", "É barato! é barato! comprem, minhas senhoras, comprem! Trago chita da tabela!"
E quantas vezes os pregões se misturavam...
"Têm por aí trapos ou  garrafas que queiram vender?..." Chegou o homem da loiça. É tudo barato. Tudo barato!"
A aldeia acordava ao som dos cânticos destes verdadeiros artistas, compositores das suas músicas e autores das letras dos seus pregões.
Era bonito de se ouvir e as pessoas tinham às suas portas a satisfação das suas necessidades. Senão tinham dinheiro, trocavam por produtos seus. Se não os tinham, ficavam a dever. Se não compravam muito, contentavam-se com o pouco. O tempo era de uma sardinha chegar para três pessoas... "Deus dava o frio conforme a roupa".

domingo, 24 de outubro de 2010

colaboradores


bolaria

                                  BROAS DOS SANTOS
Aqui temos mais uma receita recolhida pela Srª. Dª. Ana Margarida Frazão a idosos de Malhou e publicada no Jornal O Alviela de 8 de Dezembro de 1993.
Agora que estamos a chegar ao dia de Todos os Santos em que nos vêm pedir o Pão por Deus, nada melhor que as BROAS dos SANTOS para dar às crianças que nos batem à porta.
A receita para 15 dúzias:
2 kg de farinha de trigo, 1 kg de farinha de milho, meio litro de azeite, 1,5kg de açúcar, meio cálice de aguardente, 100g de erva doce, 50g de canela, 6 ovos, fermento inglês q.b.  1 colher de bicarbonato, sal q.b., raspa de 2 limões.
Juntam-se as duas farinhas. Põe-se o azeite a ferver e escalda-se a farinha. Junta-se o açúcar, mistura-se tudo bem e, finalmente, acrescenta-se o resto dos ingredientes. Amassa-se tudo com água de limão e canela.
Deixa-se a massa levedar durante algumas horas e, por fim, tendem-se as broas e barram-se com gema de ovo. Vão ao forno a cozer.

sábado, 23 de outubro de 2010

autores louriceirenses

                                                   JORGE GOMES


Engenheiro, gestor, pintor e poeta com o seu único livro publicado "VIAGEM AO INTERIOR DA SOLIDÃO" da Editorial "Novo livro", Jorge Gomes fez também uma viagem, dorida ao interior do seu coração.
Na Pintura fez várias exposições no país, de entre as quais na Louriceira e doou alguns dos seus quadros à Junta de Freguesia. Faleceu no ano passado, com 75 anos.


Alguém plantou 
a indiferença
que cresceu 
e tudo queimou.
Morrendo de fome
há gente
que acredita
 e espera.
Gente,
que ninguém vê.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

luta de classes


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

internete

               PORTÁTEIS


Segundo os resultados de um estudo Barem Internet, da Markest, mais de metade dos lares do Continente possuem, pelo menos, um computador portátil.
         
               CURSOS DE COMPUTADORES
Temos vindo a alertar as autarquias para a necessidade de promoverem cursos básicos de computadores, na nossa terra.
Hoje informaram-nos de que em Alcanena existe um desses cursos e que há conterrâneos nossos a frequentá-lo. Logo que tiver-mos mais notícias voltaremos ao assunto.







quarta-feira, 20 de outubro de 2010

colaboradores


terça-feira, 19 de outubro de 2010

comentário

               
                                         UF! ... QUE MAU CHEIRO...


FROM: ZÉ CONTRIBUINTE
TO: A QUEM DE DIREITO


Exmº. Senhor


Volta e meia, Vª. Ex.ª descuida-se... desculpe, a ETAR descuida-se e é cá um mau cheiro que nem queira saber. As nossas narinas, os nossos estômagos, as nossas cabeças vêem-se aflitas para suportar tal pivete. Na vila ou na Louriceira, tal como nas aldeias ribeirinhas em redor da ETAR, é como se estivesse-mos dentro de uma fossa. É um martírio!...  Naturalmente que nem sempre assim é. Valha-nos isso!
Se eu soubesse onde Vª. Exª. mora ou tivesse o número do seu telemóvel dar-lhe-ia uma palavrinha, na altura certa, a convidá-lo para um almocinho em minha casa, de janela aberta. Mas V.ª Ex.ª  é uma figura muito complicada, uma identidade que poderíamos designar de pardo/escuro/invisível e, por isso, não tenho outra solução se não a de me queixar ao vento sujo que passa e leve as minhas mágoas a outros sofredores, quiçá mais resignados.
Para terminar, deixo-lhe um desabafo em jeito de provérbio:
Quanto mais se mexe na ETAR mais mal cheira.
Com esperança em dias melhores, o seu 
                                                                              zé contribuinte

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

sociedade

                      
O ORÇAMENTO NO DIA MUNDIAL CONTRA A POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL


Este Orçamento do Estado vem mesmo a calhar neste dia!...
São mesmo sádicos, estes senhores!...
Não nos bastava ter a maior percentagem de pobres da Europa... Não! São precisos mais pobres!
Vai daí, fabrica-se um OE que sentencia o desaparecimento da classe média, tornando-a pobre.
E, na Assembleia da República, não faltarão discursos inflamados a favor da pobreza e da exclusão social. 
Senhoras da alta sociedade organizarão chàzinhos de caridade com o intuito de matar a fome (neste dia) a alguns miseráveis e ficarão de consciência tranquila.
Alguns ricos (neste dia) distribuirão migalhas a instituições de solidariedade social lavando as mãos e as consciências.
Organizações religiosas, de saquinhos nas mãos, (neste dia) assaltam os consumidores às portas das superfícies comerciais e julgarão ter ficado com o dever cumprido.
...Triste Sociedade, esta, que nos impingiram...

sábado, 16 de outubro de 2010

sociedade

BOMBEIROS DE ALCANENA COM ATRASO NOS PAGAMENTOS DE SUBVENÇÕES


Horas de piquete, fins de semana, pernoitas, serviços de ambulância, prevenções e combate a incêndios são serviços prestados pelos Bombeiros de Alcanena que não são pagos pelo Município desde há um ano a esta parte.
Descontentes, por trabalhar sem receber, cerca de 30 bombeiros já pediram despensa destes serviços.

transcrições

                         CÂMARA DE ALCANENA PENALIZADA
COM CORTES DE VERBAS

O Município de Alcanena, entre  dezassete do país, foi penalizado pelo governo, com cortes de verbas do Orçamento do Estado, por ultrapassar o limite do endividamento líquido em 2008.
in O Mirante, com a devida vénia

SAÚDE

                        HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

transcrições



colaboradores


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TEATRO


património natural

                          CARSOSCÓPIO NECESSITA DE MANUTENÇÃO
Numa carta aberta à presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, o director da revista National Geográphic Portugal alerta para as "providências necessárias para restaurar a configuração original do Centro de Ciência Viva do Alviela" fazendo com que o mesmo volte a ser "um polo dinamizador do turismo no concelho".
De registar que, há apenas 5 meses, foi atribuído o prémio PROGEO ao concelho pelo excelente trabalho que vinha a ser desenvolvido no âmbito do turismo cultural.
É de lamentar este recuo, por parte da Câmara, na valorização do património natural existente na nossa freguesia.

caminhadas

"CAMINHADAS PELO CONCELHO


A próxima caminhada decorrerá no domingo, 17, na freguesia da Serra de Stº António, a partir das 10h no largo da igreja.
Para os caminheiros de Louriceira e das restantes freguesias do concelho, parte do largo 8 de Maio em Alcanena pelas 9.30h um autocarro do Município com destino à Serra de Stº António.

LUTA DE CLASSES

                                                  O ORÇAMENTO
Durão Barroso declarou ontem "ser uma necessidade imprescindível aprovar o Orçamento".
Vários ex-presidentes da República reuniram na Assembleia Magna com a alta sociedade para que as televisões trouxessem ao povinho aquela necessidade.
Ontem o banqueiros foram recebidos por Passos Coelho a quem intimaram para o aprovar.
Entretanto os sindicatos rejeitam os PECs e o Orçamento e marcam uma greve geral.
De um lado, o Capital. Do outro os trabalhadores. Noutros países a luta é a mesma.
Afinal sempre existe a Luta de Classes...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cartoon

in SAPO de hoje

Cartoon


A ninguém faltava o pão
se este dever se cumprisse
ganhar-mos em relação 
com o que se produzisse            António Aleixo in "Este Livro que vos Deixo"

terça-feira, 12 de outubro de 2010

colaboradores



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

necrologia


                                   (ZÉ ROQUE), FALECEU


Faleceu no Hospital de Torres Novas, onde estava internado, o nosso amigo José Custódio Francisco ( vulgo Zé Roque) de 82 anos.
Deixa viúva a Sra. D.ª Cremilde Esteves Clemente e era pai da Sra. D. Cidália Clemente Francisco e avô de Pedro e Carla, a quem endereçamos os nossos profundos sentimentos.
O funeral realizar-se-há amanhã pelas 17,15h. a partir da Casa Mortuária.

transcrições

A CIRCULAR EM E-MAILS

domingo, 10 de outubro de 2010

reproduções

DO JORNAL "O ALVIELA DE 8 DE JULHO DE 1992, reproduzimos o texto por o julgar-mos actual.

sábado, 9 de outubro de 2010

Desenvolvimento Local

A ADIRN
UM DIA NA LOURICEIRA

A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo promoveu uma sessão de esclarecimento para que as pessoas interessadas possam candidatar-se ao PRODER3 - Programa de Desenvolvimento Rural (já em Novembro) num projecto de estratégia local de desenvolvimento que abrange áreas como a conservação e valorização do Património local; a valorização dos produtos agrícolas; a divulgação do turismo e produtos locais; a implementação de programas de desenvolvimento local; acções de formação profissional como a criação de serviços básicos para a população local, numa perspectiva regional inserida num centro privilegiado, junto às auto-estradas 1 e 23 no meio de Portugal. 
Perto de 3 dezenas de pessoas interessadas assistiram à sessão e questionaram a mesa sobre alguns problemas. Problemas que abrangem o turismo e a exploração rural, o artesanato, as actividades industriais comerciais e sociais, entre outras, já implantadas ou a implantar. 
As candidaturas que forem aprovadas beneficiarão de financiamento.
Para esclarecimento de dúvidas deve ser contactada a ADIRN - Alameda 1 de Março C.C. Templário 3.º Tomar. O Tlm é o 917891355 ou e-mail adirn@adirn.pt.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

comentário


                                             A FEBRE DO OURO
Milhentos anúncios em dezenas de jornais à procura de ouro. Pagam bem...
. E o ouro sobe de preço.
Um destes dias passámos nas rua do Ouro, em Lisboa e fomos abordados, ao longo da artéria, por mais de uma dezena de angariadores deste florescente negócio lucrativo.
Sabemos que os bairros da Grande Lisboa são muito frequentados por estas pessoas que, não tendo outro trabalho, procuram na angariação da compra de ouro um pecúlio para o seu sustento e da família. Descerão, brevemente às aldeias? 
Um destes últimos fins de semana, até organizaram uma Feira do Ouro, no Porto!
Perante a procura, o preço sobe, sobe. Os mandantes deste comércio têm alguma na "manga"...
As casas de penhores que definharam a partir dos anos 80, proliferam, agora, muito activas neste negócio próspero.
Que estará para acontecer nesta Sociedade cada vez mais desigual?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cartoon


poesia

                                     HOMENAGEM A MATISSE


Dizem que Matisse
                         disse
                 (não sei se disse
                  ou não disse,
                  mas se disse
                  eu repito):
toda a vida trabalhei
o mais que podia,
o melhor que sabia, 
mas se o que fiz
não é bom,
não fico feliz,
mas não desisto,
persisto
por amor,
talvez um dia
faça melhor.
                                     o louriceirense Jorge Gomes no seu livro
                                     "Viagem ao Interior da Solidão"




                                                        ====    ====    ====


                                                                     LOURICEIRA TEM UM ENCANTO


Louriceira tem um encanto
nos traços do seu passado
tem uma história em cada canto
e em cada canto um fado
                                              o louriceirense Arnaldo Anacleto no seu livro
                                                          "Uma Aldeia... Um Rio... Um Santo"      

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SAÚDE

I
IN REVISTA SAÚDE

nossa terra nossa gente

                                                 " O BATE CERTO"


Antes da proliferação das fábricas de curtumes no nosso concelho, os homens e mulheres de Louriceira ocupavam-se, quase exclusivamente, no trabalho agrícola.
Na Quinta do Alviela trabalhavam muitos dos nossos conterrâneos e deles se contam algumas estórias.
Ti Jaquim Bate Certo era um desses trabalhadores pacíficos, honestos e simples que caracterizavam os louriceirenses. Nos sábados à tardinha, quando não já de noite, depois da despega, os rurais formavam uma fila para receber o salário. Quando chegava a vez do Ti Jaquim, este estendia os braços, de barrete nas mãos para aparar a sua féria. Uma vez  o pagador-capataz perguntou-lhe porque razão nuca contava o dinheiro.
- Ora, senhor Januário, nã é preciso! por o peso da carapuça vejo logo que bate certo...
E daqui lhe nasceu a alcunha. O Bate Certo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

exposições

                      "PASSE CIDADÃO"
Assistimos hoje à inauguração desta exposição no Cine-Teatro S. Pedro.
Depois de um discurso de circunstância da Sra. Presidente da Câmara, Helena Gameiro percorreu  cada um dos painéis da História da República descrevendo as lutas dos republicanos no antes e depois da Revolução.
Não cabe aqui particularizar o magnífico historial exposto, porquanto, sendo vasto, se aconselha uma visita à exposição que, mesmo que não seja guiada, nos dá a dimensão da luta dos republicanos  nos finais do século IXX até à Revolução e quanto de idealismo não pôde ser posto em prática, depois.
Comparámos muitas semelhanças entre esta e a Revolução dos Cravos no antes e no após.
No final, alguns convidados dissertaram sobre o ideal Republicano em Alcanena:
- Que o slogan de Alcanena, antes de 1910, era "A REPÚBLICA PARA PORTUGAL E O CONCELHO PARA ALCANENA" -Alcanena era então uma freguesia de Torres Novas -.
Maria Alzira Bento ( neta de um grande republicano desse tempo) disse ser uma  terra de republicanos muito organizados numa das facções - a Carbonária - por ser a mais popular e de raízes operárias. 
Recomendamos, vivamente, uma visita.

RELIGIÃO

                                        PEREGRINOS


Têm vindo a engrossar desde o passado sábado, dia a dia, as filas de peregrinos a caminho de Fátima.
O Pavilhão Polivalente de Louriceira é um belo ponto de apoio onde, muitos deles, fazem a sua higiene, pernoitam ou apenas descansam. Os dois restaurantes "Tertúlia du Gaivoto" e o "Peregrino"não têm "mãos a medir". O pior é a estrada de 4Km até Alcanena que não tem condições para peões: As curvas sem visibilidade, as valetas estreitas rente ao alcatrão, todo o percurso sem escapatórias para os caminhantes, são motivos de muita preocupação quer para peões, quer para automobilistas.
Já, em Maio, chamámos à atenção da Câmara Municipal de Alcanena para que melhorasse as condições desta estrada, considerada a de maior sinistralidade do concelho com a agravante de ser muito utilizada pelos  peregrinos. Hoje, nesta despretensiosa crónica, voltamos a lembrar o Município de que mais vale prevenir do que remediar.

sociedade


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

poesia

A EXTREMA - UNÇÃO

Está triste
cada vez mais triste
o Povo do meu país

Que toque a rebate
e venham as carpideiras
estão dando a extrema-unção à capacidade de sonhar.

Luís Jordão in "Alentejo Popular"




===   ===   ===


ELES NÃO SABEM NEM SONHAM...


Eles não sabem nem sonham
que o sonho comanda a vida
e sempre que um homem sonha
o Mundo pula e avança
é tela, é cor, como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
                 
                    António Gedeão

sociedade

4 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Este dia foi estabelecido como sendo o Dia Mundial do Animal. Muito bem, todos nos lembramos disso e é nossa obrigação estimar os animais. Todos, enquanto são pequenos, bonitos e fofinhos, são o encanto da pequenada. Quando adultos e já velhos são abandonados nas ruas sem o menor pudor por tal tirania. Por exemplo: Um cão já velho, habituado a ser tratado com carinho, vendo-se, depois, abandonado nem sabe procurar comer. É triste ver um animal assim. Que crueldade! 
Repare no que faz. Não abandone o seu cão ou o seu gato... Saiba estimá-los.
Todos os anos,por altura da caça, são abandonados à sorte dezenas de cães.
Senhor caçador, e não só, corrija este procedimento. Colabore. Não contribua para atentados contra a saúde pública.
Obrigado
                                                        Joaquim Barreiros Vieira

necrologia

                                        LÍDIA RODRIGUES JORGE
                                                       FALECEU
Deixa viúvo o nosso amigo Sr. Davide Cardoso Vieira e era mãe da sra. D. Olívia Rodrigues Jorge, casada com o Sr. Gilberto Cândido Lourenço,  avó do Sr. Walter Lourenço Vieira e irmã da sra. D. Maria da Conceição Rodrigues Jorge. 
A falecida tinha 84 anos e o seu funeral realiza-se hoje, a seguir à missa de corpo presente que tem lugar às 17h.

sábado, 2 de outubro de 2010

exposições

                                        HOMENAGEM A JOSÉ SARAMAGO
Na Biblioteca Municipal está patente ao público até ao dia 30 de Novembro uma exposição de homenagem a José Saramago.


                                                         PASSE CIDADÃO



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

seniores

GINÁSTICA E HIDROGINÁSTICA


A partir de hoje, recomeçaram as actividades para seniores promovidas pela Câmara Municipal.
Os seniores de Louriceira terão ginástica no Pavilhão Polivalente às terças e Quintas-feiras pelas 9hs e hidroginástica nas Piscinas Municipais às quartas-feiras às 10 horas.

infraestrururas

NOVO P. T. DA EDP PARA QUANDO?


Durante a Primavera e o Verão a EDP promoveu obras na Louriceira  para substituir o velhinho PT (pendurado num poste) por outro mais potente (dentro de uma cabine), que cumprisse a lei a que a EDP está obrigada.
Como a colocação da cabine (ver foto) foi feita em local contestado pelos moradores, a obra parou (já lá vão 4 meses) e a Junta de Freguesia indicou à Câmara um novo local (atrás do Pavilhão Polivalente) para a transferência da cabine e do novo PT. Para isso foi necessária a devida autorização dos proprietários dos terrenos (conforme acta de reunião da Câmara de 9 de Agosto) e, até hoje, tudo na mesma...
Que espera a EDP para concluir cerca de 5% da obra? Pelo Inverno que está a chegar e, com ele, as avarias constantes do velhinho PT, com interrupções múltiplas que avariam aparelhos eléctricos e deterioram toneladas de alimentos congelados? Muita sorte tem tido a EDP com este povo sereno que nada tem exigido contra os avultados prejuizos já sofridos.
Os consumidores não pedem mais do que aquilo a que têm (por Lei) direito : Uma rede eléctrica com potência legalmente exigida porquanto a que temos tido (e ainda temos!) está muito abaixo dos  limites mínimos consagrados na Lei.